Em 20 de março de 1924, nascia na cidade de Staskov na Eslováquia, Jozef Kroner que ao longo da vida tornou-se um dos mais proeminentes atores do cinema eslovaco. Oriundo de uma família envolta no meio artístico, Jozef nunca estudou artes dramáticas, porém desenvolveu desde a adolescência a mesma fascinação pela sétima arte, dando seus primeiros passos em companhias de teatro amador. Finalmente, fez sua estreia nas telas do cinema, em 1949 no filme Katka do diretor Ján Kadár, num papel secundário sem muita expressão. Quatro anos mais tarde comporia o elenco do filme Pole neorané já com o personagem mais participativo.
A este seguiram-se outros trabalhos em produções do cinema tchecoslovaco, búlgaro e húngaro. Suas performances o conduziram a co-estrelar juntamente com Ida Kaminska o filme Obchod na Korze (A Pequena Loja da Rua Principal) em 1965, novamente sob a direção de Ján Kádar. Jozef ainda participou de várias séries para TV. Considerado pelos amigos uma pessoa sempre bem humorada e de forte presença de humanismo, tampouco a idade avançada impediu-o de continuar trabalhando, encerrando a carreira em 1996 com o filme "...ani smrt nebere" e a série Konec velkých prázdnin.
Recebeu alguns títulos por seu trabalho tais como Zaslúžilý Umelec (título honorário) e Národný Umelec (Artista Nacional) em 1967 e 1978, respectivamente; e em 1987 recebeu uma homenagem do diretor Fero Fenic, que produziu o documentário para TV Trate života Jozefa Kronera. Em sua vida pessoal, casou-se com a atriz Terézia Hurbanová-Kronerová com a qual teve uma filha Zuzana Kronerová, que também tornou-se atriz e atua até os dias atuais. Faleceu em 12 de março de 1998 aos 73 anos de idade; sendo eleito em 2000, numa homenagem póstuma, como o Ator Eslovaco do século XX. No ano seguinte, a família fundou a Jozef Kroner Foundation, e o prêmio Jozef Kroner para os artistas cinematográficos, em sua homenagem.




0 Yorumlar